PORTUGUÊS -
ESPECIAL REDAÇÃO – FLÁVIA RITA COUTINHO SARMENTO
APERFEIÇOAMENTO
E CAPACITAÇÃO PÁG. 3
A folha em
branco, o tempo passando. As unhas roídas, o tema dado e nenhuma ideia. Muitas
pessoas já passaram por uma situação semelhante, em que não sabiam
absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado assunto.
Escrever pode
ser fácil para qualquer pessoa, desde que esta queira se empenhar para tanto.
Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a escrever. Na verdade, é um
trabalho que depende sobremaneira do empenho do interessado em aprender.
Para este
intento, algumas dicas práticas podem ser dadas para auxiliar, mas nada
substitui a necessidade de escrever sempre. O ato da escrita deve se tornar
algo natural, a fim de afastar o fantasma do "branco total". Além
disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram muito na
qualidade do texto.
O objetivo da
redação é chegar a um texto que será tão repleto de escolhas pessoais (ideias,
palavras, estruturas frasais, organização, exemplos) que, até partindo de um
mesmo assunto geral, milhares de pessoas podem chegar a um bom resultado
apresentando trabalhos nitidamente diferentes.
Para
desenvolver esse trabalho, a presente apostila direciona-se ao estudo
dissertativo. Será considerada uma média de trinta linhas para as redações,
sobretudo no tocante à distribuição destas linhas nas subdivisões textuais
apresentadas.
Muitas vezes,
as maiores dificuldades estão na concretização das ideias no papel. Para
auxiliar neste processo, a apostila conta também com um suporte de Língua
Portuguesa. A preocupação aqui não é de nomenclaturas ou classificações, o que
teve relevo foi a funcionalidade linguística no momento da escrita.
Alguns
pontos merecem destaque especial para um aprimoramento da escrita:
ler mais
adquirir o hábito de escrever
pontuar adequadamente
organizar ideias
construir
períodos mais curtos
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